QUEM SOMOS

   A Frente Parlamentar Ambientalista dos Vereadores é um movimento suprapartidário, podendo ser composta por vereadores de todos os municípios brasileiros, atuando em harmonia com as concepções legislativas da Frente Federal e Estadual, tendo a sua coordenação definida pela Frente da Câmara dos Deputados.

    A Frente Parlamentar Ambientalista dos Vereadores foi criada com o objetivo de assegurar a governança ambiental de forma integrada com a pauta local e regional, garantindo o apoio de implementação das políticas públicas e ações governamentais da iniciativa privada e sociedade civil, que promovam a sustentabilidade socioambiental e econômica. Oportunizando ainda, ferramentas que fortaleçam o mandato do vereador que compõe a Frente Parlamentar Ambientalista, com a promoção de diálogos, formações, capacitações e compartilhamento de proposituras e ações de governança, que visem a participação da sociedade civil na conservação dos ecossistemas naturais, rurais e construídos no município.

   Nossa missão é prestar apoio aos vereadores, sociedade e diversos órgãos com interface ambiental e conectá-los ao parlamento e a comunidade, fortalecendo a fiscalização de todas as iniciativas do Poder Executivo que refletem sobre o impacto socioambiental, engajando a comunidade e as instituições quanto ao seus papel de atuação local para ‘cuidar das cidades’.

 

HISTÓRIA

    A Frente Parlamentar Ambientalista dos Vereadores foi criada em 27 de julho de 2012, teve como primeiro Coordenador o vereador curitibano Paulo Salamuni, já em 2014 o vereador da cidade de São Paulo – Dr. Gilberto Natalini assumiu a Coordenação, dando continuidade e ampliando os trabalhos de atuação da Frente e, em agosto de 2017 o então vereador de Campo Grande/MS – Eduardo Romero assumiu a vez de Coordenador Nacional em encontro na cidade de Campinas, enraizando os trabalhos de expansão para o Brasil, contando com a articulação do vereador de Aparecida/SP – Marcelo Marcondes, que assumiu a Coordenação Estadual de São Paulo e apoiou Romero na expansão para os demais estados brasileiros, este trabalho ganhou notoriedade com os apoios dos Secretários Executivos – Prof. Dr. Moacir Arruda como Secretário Executivo, implementando metodologias especificas no alinhamento dos trabalhos e junto ao Congresso Nacional, do Mario Mantovani (SOS Mata Atlântica), que é um dos fundadores da Frente e um dos principais nomes nesta sinergia ambiental. 

 

Estatuto