Frente Parlamentar projetam mensagens nas torres do Congresso Nacional

No Dia Mundial dos Oceanos, entidades e Frente Parlamentar projetam mensagens nas torres do Congresso Nacional


Na terça-feira (08/06), Dia Mundial dos Oceanos, frases e mensagens que reforçam a importância dos nossos mares serão projetadas nas torres do Congresso Nacional. Prevista para ocorrer das 19h às 21h, a ação é uma iniciativa do deputado federal Rodrigo Agostinho (PSB/SP), coordenador da Frente Parlamentar Ambientalista do Congresso Nacional, da OCEANA Brasil, da Liga das Mulheres pelos Oceanos, do Painel Brasileiro para o Futuro dos Oceanos (Painel Mar) e do Grupo de Trabalho para Uso e Conservação Marinha (GT-Mar)


Devidamente autorizada pelas direções da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, a iniciativa tem como objetivo aumentar a visibilidade da temática, sensibilizar o país sobre a vida e proteção dos oceanos e ressaltar para os problemas decorrentes do lixo no mar.


“Considerando que em 5 de junho foi o Dia Mundial do Meio Ambiente e o dia 8 de junho é o Dia Mundial dos Oceanos, esse ato integra os nossos esforços para ampliar a conscientização sobre a importância de cuidarmos da nossa Amazônia Azul, um ativo de todos os brasileiros”, reforça o deputado Rodrigo Agostinho.


“Os oceanos cobrem cerca de 70% da superfície da Terra e são o elo que permite o equilíbrio da vida em nosso planeta. No Brasil, milhares de famílias de pescadores e pescadoras dependem de um oceano saudável e abundante para garantir sua subsistência”, argumenta o parlamentar.


A iluminação será realizada nas duas torres e nas cúpulas do Congresso Nacional e consistirá numa sequência de cenas que, em conjunto, terão duração entre 5 e 10 minutos.


PROJETO DE LEI


Um dos projetos de lei mais importantes sobre a temática em tramitação no Congresso é o PL 6969/2013, que trata da lei do mar. O texto aguarda deliberação da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC).


LIVE


Na quarta-feira (9), a Frente Parlamentar Ambientalista irá realizar uma live para lançar o Grupo de Trabalho para Uso e Conservação Marinha (GT-Mar). O evento será transmitido por meio dos canais do YouTube e do Facebook da Frente Ambientalista a partir das 19h.


Estarão presentes no evento a Co-Fundadora da Liga das Mulheres pelos Oceanos e pós-doutoranda no Instituto Oceanográfico da USP, Leandra Gonçalves; o Oceanógrafo e Mestre em Sistemas Costeiros e Oceânicos pela UFPR, Bryan Müller; a Secretária Executiva do Painel Brasileiro para o Futuro dos Oceanos (Painel Mar), Adayse Bossolani; o pescador artesanal e Coordenador-Geral da Comissão Nacional de Fortalecimento das Reservas Extrativistas Costeiras e Marinhas (CONFREN), Flávio Diniz; e o Diretor Fundador do Instituto Linha D'Água, Felipe Leal.


GT-MAR


Sob coordenação do deputado federal Alessandro Molon (PSB/RJ), o Grupo de Trabalho para Uso e Conservação Marinha (GT-Mar) é composto por parlamentares e integrantes da sociedade civil engajados com a preservação e uso sustentável da Zona Costeira e Marinha brasileira.


O principal objetivo desse GT é unir conhecimentos de diferentes setores, como a sociedade civil, os governos, o setor privado e a academia, e, assim, construir diálogos e estratégias junto ao Poder Legislativo Federal do país.


SERVIÇO


Projeção de frases em alusão ao Dia Mundial dos Oceanos

Data: 08 de junho (terça-feira)

Horário: das 19h às 21h

Local: Congresso Nacional, área externa


Mais informações:


Felipe Cabral (61) 9 9988-1455

Assessoria de Comunicação/Deputado Federal Rodrigo Agostinho


Marina Oliveira (61) 9 8128-1014

Assessoria de Comunicação/Frente Parlamentar Ambientalista

Em destaque
Notícias recentes
Arquivo